terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Anna, Júlia e Guilherme; Anna, Júlia e Otto

Júlia se entupia de sorvete de café em uma cafeteria de Copacabana. Pensava em Carolina que odiava seu nome. Ela também odiava o seu. Era nome de quem faz assistência social. Emprego nobre, entretanto, piegas e sacal.
Pensava também em seu marido e em seu antigo namorado. Fora traída pelos dois. Ambas as amantes se chamavam Anna. Coincidência? Talvez... talvez fosse também coincidência o fato de tanto Guilherme quanto Otto terem a mesma profissão.

Júlia comia mais sorvete de café com manga.

Descobrir agora, depois de ter perdoado o marido, depois de ter relevado Guilherme e mantido a amizade – descobrir que se tratava da mesma Anna era demais para sua cabeça. Qual seria o seu problema? Qual seria o problema de Anna? Quem sabe ela fosse apaixonada por Júlia e se divertia em vê-la histérica se perguntando qual era o seu problema ou por que só olhava para as pessoas erradas. Mas poderia ser simplesmente destino. De alguma forma elas estivessem fadadas a disputar pelas mesmas coisas.

Moça! Traz mais um, por favor, agora acrescenta chantili.

O que a deixava aflita era o fato de que talvez Anna não soubesse da colisão das duas. Tinha certeza de que ela sabia que as coitadas tinham o mesmo nome. Mas afirmar o fato de saber que as coitadas eram na verdade uma só são outros quinhentos.

Moça! Olha põe castanha e cauda de chocolate.

Tomou o sorvete correndo e resolveu ir para casa antes que Anna chegasse. O que importa saber se ela é bonita, feia; magra, gorda; inteligente, burra. O fato é: seu melhor namorado e seu marido se encantaram coincidentemente pela mesma pessoa.
A única coisa que restava era descobrir o que faltava em si e sobrava nela. Teria todo o tempo mundo para descobrir.

Um comentário:

  1. Sorvete e chantili...
    É um bom começo para fechar as feridas.

    Belo texto!
    Abraço!

    ResponderExcluir